terça-feira, 11 de maio de 2010

Estudando Matemática

     Muitas pessoas falam que não gostam de matemática dizendo que é difícil ou que é para “doidos” ou que é para gente intelectual. Eu digo: MENTIRA! A MATEMÁTICA é para todos! As pessoas têm esse medo na verdade por ter havido algum trauma no passado sejam em notas, professores, matéria, provas, essa, talvez, seja a mais traumatizante, pelo fato das notas, possivelmente, terem sido baixas e/ou ainda pelos colegas ficarem “zuando” aqueles que não foram tão bem assim.

     Quero deixar uma dica para iniciar o estudo da matemática àqueles que querem melhorar ou aprender as matérias que envolvem essa disciplina. Bastam começar a ler muito, mas muito mesmo! Como assim? A matemática ela é baseada de interpretações: primeiro a pessoa visualiza o problema apresentado, interpreta a questão e logo inicia a resolução dos problemas matemáticos. Parece fácil “né” Tarcísio? Não, não digo que seja fácil ou tudo, mas é o início para você que tenha alguma dificuldade possa melhorar o entendimento na matemática. E sem a interpretação correta do problema pode levá-lo ao erro. Então, a leitura de livros, revistas, artigos como esse ou outros assuntos que possa interessar-lhe, serve de grande ajuda, onde automaticamente você exercitará sua leitura e interpretação, e estará lendo algo que te dá prazer e frutos aos seus estudos.

     Tarcísio, mas a interpretação não é só para matéria de Português? Sim, também é para português, como para qualquer outra disciplina: Matemática, Física, História, Geografia etc. Direitos: Constitucional, Administrativo, Previdenciário, Tributário, etc. Todas as disciplinas são inter-relacionadas, sempre uma depende da outra, é claro, sendo cada uma com sua característica, mas todas têm seu papel fundamental ligado uma na outra. Com isso, a necessidade de ter esta visão inicial é importante, para quebrar barreiras e velhos paradigmas que impendem o crescimento intelectual, que por sua vez, quebrando tais obstáculos aumenta sua capacidade de entendimento e execução das atividades a serem realizadas.

     Enfim, o estudo da matemática, não se baseia apenas em cálculos (2+2= 4), mas também em outras correlações que aumentam a capacidade de visão intelectual, dando condições para você chegar ao melhor resultado.

     Tenham uma ótima semana com bons estudos e ótimas leituras!

Tarcísio da Rocha
http://multieducacional.blogspot.com/