quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Administração do Tempo - Parte I

Olá pessoal, tudo bem?! Espero que estejam!!!!

Quero começar me explicando pelo motivo de não ter postado após domingo, pois estou com muito trabalho e também estudo para concursos (pois não podemos parar nunca), vou manter um ritmo não muito frenético em postagens no blog, mas sim rotineiro, sendo em média de 2 a 4 por semana.

Assim, hoje quero falar sobre a ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO.

Isso tem sido muito falado nos últimos tempos, pelo motivo deste novo mundo de rápidas informações e mudanças bruscas. Não podemos mais ficar estagnados, parados no tempo esperando a oportunidade surgir, e digo por experiência própria, quantas vezes deixei uma porta se fechar por não estar preparado ou não ter tido uma rotina e disciplina o bastante para fazê-lo e garantir assim o meu espaço na vida, conforme o meu objetivo! É a vida não perdoa nada, nadinha mesmo, em meu modo de analisar, sei a que a vida é justa o bastante com todos, apenas nós não estamos preparados quando as oportunidades surgem. Exemplo disso, é que se você não está preparado outro pega seu lugar, se você não estuda ou falta autodisciplina outro pula na sua frente na fila das oportunidades, concursos, na carreira e assim por diante. Willian Douglas diz que “Concurso é uma fila, que anda cada vez que sai uma prova e os melhores são aprovados abrindo espaço para os que estão atrás, se preparando adequadamente. É só ficar na fila, ou seja, fazer o que tem de ser feito que sua hora chega.” Esta ideia é válida para quaisquer circunstancias da vida, exemplo é só você trocar a palavra “Concurso” para tal objetivo que você tenha e trocar “prova” por oportunidade, e só ler novamente e verás.


E o que oportunidades tem haver com Administração do Tempo? Para mim é quase tudo, tirando sua força de vontade para querer algo e que é totalmente fundamental e pessoal, nos tempos de hoje e com certeza cada vez mais no futuro, é de grande importância ter autodisciplina para conquistar seus objetivos. E estes objetivos são através de metas que se cria no planejamento e executar de forma espetacular: com sacrifícios, superações e outras coisas que motivam cada vez mais em todo o processo. Como o escritor Thomas Huxley disse que “talvez o resultado mais valioso de todo o processo educativo seja a habilidade de fazer você executar aquilo que tem que ser executado, no devido tempo, quer você goste ou não.” Ou seja, se você planejar algo ou tiver um objetivo em mente, é muito interessante ou quase que sua obrigação de listar as atividades que deseja ou precisa executar, criando assim, um sistema de prioridades, sendo o mais importante e interessante ser executado primeiro. Após com sua lista em mãos você tem que iniciar um planejamento de execução destas tarefas e determinando metas para as mesmas serem executadas, sendo em quanto tempo, como fazer, para que fazer pode ser um exemplo. Depois é iniciar a execução e avaliar os resultados. Logo, você conseguirá controlar seu tempo e satisfação de realizar aquilo que almejou. E importante também é sempre terminar aquilo que começou a fazer, para não virar uma fonte de desanimo por sentimento de fracasso.


Para concursos ou provas, se você tem interesse ou tem que prestar uma prova e já sabe que possivelmente será aplicada em tal período, seja ano que vem ou mesmo esse final do ano (como o vestibular), digo a você que a hora é agora para estudar, não deixe os editais saírem, se possível antes mesmo dos boatos aumentarem sobre o concurso ou provas. O interessante é iniciar os estudos sempre com as matérias básicas para tal concurso que pretende fazer: Português, Direito Constitucional, Direito Administrativo. Estes geralmente e atualmente são com certeza em concursos maiores. E assim, depois de criado o objetivo em sua mente, você terá que listar as disciplinas e matérias a serem estudadas, fazer o planejamento e executar o quanto antes com a administração do tempo e com avaliações de desempenho.


Quanto a Administração do tempo é interessante observar alguns conceitos, estes tirados de diversas fontes de pesquisa e que se aplica sempre a quem não consegue administrar o tempo, muitas das vezes por:


Planejamento Inadequado
Desorganização pessoal / Falta de autodisciplina
Dificuldade de tomar decisões
Dificuldade em enxergar problemas
Falta de prioridades
Uso inadequado dos níveis de capacidade do uso do tempo
Perfeccionismo
Falta de Objetivos Pessoais
Dificuldade de concentração
Dificuldade de atenção (acuidade)

No próximo post, continuarei sobre o assunto, incluindo algumas frases e dicas interessantes que irão, com toda certeza, motivar você ou pelo menos aumentar seu conhecimento sobre o assunto ou ainda ser crítico o bastante para poder opinar e trocar ideias comigo neste blog.

Até o próximo post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário